Início      Tratamentos      Medicina Dentária
  

A Medicina Dentária Generalista refere-se ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos da dentição natural e tecidos adjacentes.
Muitas vezes recorre a outras áreas da Medicina Dentária mais específicas para a correção deste tipo de problemas.

Dentisteria

É um ramo da medicina dentária que atua a nível das estruturas dentárias, afetadas por cárie, traumatismos, anomalias de desenvolvimento, entre outros fatores, com vista a promover o restabelecimento da integridade anatómica e funcional das estruturas afetadas.

Mas esta não se limita ao tratamento dos dentes em mau estado, tem também um papel fundamental na estética, através da correcção simples de alguns mal alinhamentos dos dentes anteriores, espaços entre os dentes (diastemas), utilizando técnicas directas em boca, com materiais mais económicos, (resinas compostas), que embora não tão duráveis como as cerâmicas, permitem resolver rapidamente problemas estéticos.

Uma variante da dentisteria, já muito próxima da prótese fixa, são as restaurações indirectas feitas em laboratório, em resina ou cerâmica, tal como incrustações, ou nos sectores mais estéticos as facetas, finas restaurações cerâmicas coladas aos dentes anteriores, muito pouco agressivas em termos de desgaste dentário e muito estéticas.