Início      Medicina Dentária      Periodontologia
 

A Periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem o osso de suporte dos dentes e da gengiva que os rodeia.

A doença periodontal é uma patologia infecciosa que pode evoluir cronicamente levando à mobilidade dos dentes, movimentação e aparecimento de espaços entre os dentes, abcessos periodontais, bolsas periodontais e recessões gengivais.

O tratamento das sequelas da doença bem como a regeneração do osso perdido e correção do contorno gengival é hoje possível recorrendo a materiais de regeneração e técnicas cirúrgicas cada vez mais previsíveis e com sucesso.

Nas consultas de periodontologia são feitos o diagnóstico (principalmente através de uma sondagem periodontal), seguidos de rigorosos processos de higienização das superfícies dentárias onde, nos casos mais simples se realiza apenas uma destartarização e nos mais severos, onde se observe tártaro aderido às raízes, mas abaixo da gengiva se opte por um alisamento radicular.

É de salientar que os pacientes com este tipo de patologia, mesmo que controlada, apresentam uma grande tendência para o seu reaparecimento ou reativação, pelo que é necessário o acompanhamento constante de modo a evitar o seu reaparecimento.