Início      Medicina Dentária      Odontopediatria
 

É a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas bucodentarios
desde a infância à adolescência.

A atuação tem início durante a gravidez, orientando a futura mãe quanto aos cuidados de saúde oral e prossegue com o acompanhamento do bebé.

Recorrendo a técnicas adequadas e modernas é possível prestar um atendimento odontológico abrangente: cuidados preventivos como limpeza e aplicação de flúor, aconselhamento sobre hábitos (por exemplo utilização de chupeta ou sucção do polegar), diagnóstico precoce e tratamento intersectivo de alterações da erupção e colocação dentária, controlo de problemas gengivais, aconselhamento e tratamento em situações de traumatismos dentários e toda a terapêutica relacionada com a patologia de carie.

Através de um controlo regular da saúde oral desde o aparecimento dos primeiros dentes, é possível prevenir o aparecimento de patologias, como a doença carie ou gengivite, assim como favorecer um adequado desenvolvimento buco-dento-facial, quer pela manutenção do estado de saúde das peças dentárias, quer pela intervenção precoce em situações em que seja necessário guiar ou corrigir o crescimento, permitindo a correcta colocação dos dentes permanentes e, desta forma, um correcto desenvolvimento das estruturas craneofaciais.

 

O êxito do tratamento odontopediátrico não depende apenas da sua correta realização mas, também da postura e atitude positivas da criança e dos seus responsáveis, durante a realização e após a conclusão do tratamento.

Assim, é importante o acompanhamento e seguimento periódico da criança pelo médico dentista Odontopediatra, como também a intervenção e supervisão da higiene oral por parte dos pais.