Início      Notícias      Informação para si

Com que frequência deve consultar um dentista?


Não adie, valorize os seus sintomas e às primeiras queixas visite o seu médico dentista. Lembre-se: melhor do que tratar é prevenir!

Deverá realizar um checkup pelo menos todos os anos ou de preferência de 6 em 6 meses.


Conselhos sobre escovagem.


A escovagem dos dentes deve ser feita pelo menos duas vezes por dia e uma delas sempre antes de deitar. Uma boa escovagem demora pelo menos 2 minutos e deve incluir todos os dentes e língua. Antes de escovar deve utilizar-se o fio dentário.


Conselhos sobre alimentação.


Uma alimentação equilibrada é fundamental para o seu equilíbrio. É importante que controle a ingestão de alimentos açucarados entre as refeições e que escove os dentes a seguir à ingestão destes.


Conselhos sobre tabaco.


É de conhecimento geral que o tabaco prejudica a sua saúde e os seus efeitos negativos na boca afetam bem mais do que a estética, sendo um fator agravante para o cancro oral. Deixe de fumar.


Quantas vezes por dia se deve lavar os dentes? e as crianças?


Lave os dentes com os seus filhos de manhã, a seguir às refeições e antes de deitar. A melhor forma de ensinar as crianças a desenvolver bons hábitos de higiene é dar-lhes um bom exemplo. Os filhos são o espelho dos pais.


Conselhos sobre gravidez.


Se pensa em engravidar, visite o seu médico dentista antes da gravidez. A grávida sofre grandes alterações hormonais que se podem manifestar na sua boca, o seu médico dentista pode aconselhar e minimizar todos esses sintomas. Seja uma grávida informada, a saúde do seu filho depende de si.


Praticar muito desporto pode acarretar algum tipo de problema na boca?


Os atletas amadores e profissionais devem ter um cuidado extremo na sua boca. Qualquer foco de infeção pode prejudicar o seu rendimento e aumentar o risco de lesões. Os dentes desalinhados podem ser um fator precipitante para problemas posturais e consequente acréscimo de lesões associadas ao desporto. Consulte o seu médico dentista este pode ajudá-lo a ser um melhor desportista.

 

Problemas de sono e a saúde oral? Pode a saúde oral influenciar o sono?

Diversas patologias do sono como a apneia do sono (paragens respiratórias durante a noite) e a roncopatia (ressonar) podem estar associadas a problemas na cavidade oral.

A apneia do sono tem influência no seu dia a dia, sendo uma grave doença de saúde pública.

Os principais sintomas são:

Sonolência diurna excessiva (adormecer em situações não habituais, por ex. a conduzir, a conversar, no trabalho…)

Cefaleias (dores de cabeça) matinais

Diminuição da libido sexual

Sinais:

Frequentes paragens respiratórias durante o sono

Ronco

Boca seca ao acordar

Aumento/excesso de peso

Perímetro do pescoço aumentado

Olheiras

Sabia que o sofrer de apneia de sono durante anos pode equivaler a ter sofrido um pequeno AVC!!!

Consulte o seu médico dentista especialista em medicina do sono e este poderá ajudá-lo a mudar a sua vida.