Início      Medicina Dentária      Cirurgia Oral
 

A Cirurgia Oral é uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária. 
Esta especialidade dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.
Os atos cirúrgicos mais realizados, encontram-se relacionados com as extrações de dentes com pouca viabilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes com muita perda óssea, dentes inclusos e com grandes infeções associadas.
Apesar das pequenas e médias cirurgias serem as mais frequentes, esta área é ainda responsável pelo diagnóstico e tratamento de lesões  e  patologias  que afetam  os tecidos duros e moles da  cavidade oral , como os quistos e  tumores,  ou ainda lesões a nível lingual.


Convém ainda salientar que alguns tratamentos de reabilitação mais complexos podem necessitar da intervenção desta área. 
Por exemplo, por motivos ortodonticos  ou necessidade de reabilitação protética, com ou sem  colocação de implantes, pode ser necessária a extração de dentes ou mesmo remoção cirúrgica de freios (no caso das reabilitações protéticas) para uma maior otimização dos resultados.